GIF

A Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), o Curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras e a Rede Latino-americana de Intercompreensão têm a satisfação de comunicar a todos a realização da I Jornada Latino-americana de Estudos em Intercompreensão: materiais e didática da intercompreensão em línguas românicas, nos dias 05 e 06 de outubro de 2017, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Este evento surgiu como fruto da necessidade de continuação dos debates teóricos, análises de propostas e direcionamentos sobre a prática e a didática da intercompreensão em línguas próximas no continente latino-americano. Deste modo, após uma longa trajetória de trabalhos, eventos e investigações coletivas sobre a temática da intercompreensão na Europa e América Latina (desde os anos 2000), se estabeleceu durante o II Colóquio Internacional de Intercompreensão de línguas Românicas (UFRN-Natal, 2016) a necessidade de continuar os trabalhos e fortalecer os laços de cooperação com o foco no continente latino-americano. Assim, nascia naquele evento (Natal 2016) a Rede Latino-americana de Intercompreensão, com o fim de mobilizar, difundir e compartilhar os trabalhos realizados pelas equipes europeias e latino-americanas.

O foco desta edição é, portanto, o fortalecimento das redes de trabalho e pesquisa sobre a didática do plurilinguismo, assim como a consolidação da Rede Latino-americana de Intercompreensão. Esperamos que esta I Jornada constitua um espaço de reflexão e discussão que oferecerá subsídios para a divulgação, o conhecimento e o aperfeiçoamento dessa importante área de pesquisa e prática sócio cultural.

Palestrantes Convidados:

Prof. Dr. Christian Degache – Universidade Federal de Minas Gerais –Université Grenoble Alpes

Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo – Universidade Federal do Paraná

Prof. Dra. Karine M. Rocha da Cunha – Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. Pièrre Escudé – Université de Bordeaux

Prof. Dr. Richard Brunel – Université Nacional de Córdoba

Minicurso: 
Cinema e Romanofonía 
Regina Celia da Silva – Universidade Estadual de Campinas

Modalidades de Participação:

Sessão coordenada de comunicação – deve ser coordenada por mestres e doutores (máximo dois coordenadores), com a participação de estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área. A inscrição da sessão coordenada deve apresentar uma sinopse geral e o resumo dos trabalhos a serem expostos, no máximo de três. Duração: 1:30 (3 comunicações com 20 minutos de duração + dez minutos de debate)

Comunicação individual – apresentada pelo(s) autor(es) de trabalho relativo à sua pesquisa. Duração: 1:30 (3 comunicações com 20 minutos de duração + dez minutos de debate). Cada autor poderá submeter no máximo 2 (duas) comunicações nas diferentes modalidades, incluindo co-autoria.

Ouvinte – modalidade destinada a todos que queiram participar do evento, sem apresentação de trabalhos.

FONTE: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL