Qualificação profissional de jovens no Transtorno do Espectro Autista.

O Projeto Fantástico Mundo Autista – Projeto FAMA – é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 2014, em Salvador, com a qualificação profissional de jovens no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em parceria com o SESC, são ofertadas oficinas de culinária e artesanato nas modalidades de confeitaria, panificação, pintura em tecido, fotografia com celular e arte em jornal.

Na informática, são ofertados os cursos de Office Básico e Computação Gráfica, além de Jiu Jitsu em parceria com a academia Megha Fitness, no Barbalho e a natação na Nova Piscina Olímpica da Bahia em parceria com a SUDESB.

Os maiores desafios para potencializar as competências de adultos autistas são a saída precoce da escola, a readaptação a vida social, a descrença da família no potencial do jovem e as chamadas comorbidades (doenças associadas como hipotonias, convulsões, agressividade, déficit de atenção e hiperatividade).




As alternativas encontradas para enfrentar estes óbices foram investir nas linguagens artísticas (música, desenho e teatro), na atividade física, nas intervenções terapêuticas como musicoterapia, fonoaudiologia aos assistidos, psicologia para família e ampliar a idade de atendimento às pessoas com autismo, admitindo, em 2017, crianças a partir de sete anos, investindo no desenvolvimento cognitivo e de habilidades desse grupo, batizado de FAMA MIRIM.

O Projeto FAMA também realiza simpósios, palestras, encontros e estudos continuados com excelência, pois tem como objetivo a disseminação do conhecimento para erradicar o preconceito em torno do Transtorno do espectro Autista (TEA).

VALORES DO PROJETO:

Respeito às diferenças, valorização das potencialidades, crença no ser humano a despeito de suas limitações físicas ou neurológicas, trabalho contínuo e firme para consecução dos direitos assegurados pela legislação vigente, esclarecimento sobre o transtorno por meio de estudos e pesquisas a fim de dirimir o preconceito são os valores que norteiam o Projeto FAMA. O Projeto FAMA para ter sucesso nessa empreitada busca parceiros cujo princípio seja a responsabilidade social, que acreditem nas pessoas, independente de sua condição neuropsicomotora e tenham sinergia com nosso lema – Renovando Esperança, Transformando Vidas.

CONTATO:

Rua Amparo do Tororó, 17 – Tororó.

Salvador/Bahia

CEP: 40050-100

Telefone: (71) 3011-4245 /(71) 9 9166-3446.

Email: contato@projetofama.org

Site: www.projetofama.org

Facebook: /projetofama

 

SIM, VOCÊ PODE COPIAR O NOSSO CONTEÚDO! BASTA NOS DAR O CRÉDITO!  USO NÃO COMERCIAL.