Prazo até 30/05/2018

Fonte: Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira promove seu primeiro programa de apoio à Divulgação Científica, o Camp Serrapilheira, com chamada pública para evento.

O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada para valorizar a ciência, aumentar sua visibilidade no país e incentivar a formação científica de jovens brasileiros. Hoje o instituto lança a primeira iniciativa de seu programa de Divulgação Científica, o Camp Serrapilheira.

Com a chamada pública, o instituto quer identificar iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência, que busquem incentivar a formação científica de jovens brasileiros e formar pessoas capazes de analisar evidências e compreender o método científico. Os objetivos da Chamada Pública são: mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto.

 

 

 

O link para o sistema de inscrições será publicado nesta página
a partir do dia 1º de maio.

 

 

Conheça as regras do Camp Serrapilheira. Faça o download do documento abaixo:

PRAZO FINAL PARA submissão DE PROPOSTAS:

30 DE MAIO 2018, ÀS 15H (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

Processo de seleção

O Camp Serrapilheira se divide em duas fases: a primeira consiste num evento para divulgadores de ciência (sejam eles cientistas ou não), voltado a formas inovadoras de comunicar questões da ciência e estratégias criativas para Divulgação Científica. A segunda, na seleção de projetos a serem apoiados, propostos por aqueles que participaram do evento.  Os projetos selecionados na segunda fase poderão ser apoiados com até 100 mil reais.

Condições para aceitação de inscrições

Para participar, os candidatos devem fazer parte de uma iniciativa já existente e propor uma sessão para compor a programação do evento.

“Também queremos identificar iniciativas que não se enquadrem no sentido clássico de Divulgação Científica, que dialoguem com outras áreas do conhecimento ou que abordem a maneira como a ciência funciona, como produz suas perguntas, dados, explicações e mecanismos de validação. Para tanto, o comitê de seleção que montamos é multidisciplinar, com cientistas, divulgadores, designers e curadores”, explicou Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do instituto.

Evento

De 5 a 8 de setembro de 2018, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

Serão quatro dias de atividades com workshops, apresentações, mesas-redondas e sessões de trabalho prático. Algumas abertas ao público, outras reservadas aos participantes selecionados por meio da chamada pública.

Cronograma

Fase 1

abril 2018

Chamada pública

maio 2018

Abertura do sistema de submissão de propostas

maio 2018

Prazo final para submissão de propostas: dia 30, às 15h (horário de Brasília)

junho 2018

Revisão de propostas

julho 2018

Anúncio dos participantes selecionados (4ª semana)

agosto 2018

Anúncio da programação final do evento

setembro 2018

Camp Serrapilheira (dias 5 a 8)

Fase 2

outubro 2018

Chamada privada para projetos de participantes do Camp

novembro 2018

Avaliação dos projetos

dezembro 2018

Divulgação dos resultados da seleção da Fase 2

1º Trimestre 2019

Estimativa do primeiro aporte de recursos

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

 

Esta chamada é a única maneira de ter um projeto de divulgação científica apoiado pelo Serrapilheira?

Não. É importante lembrar que o Camp  é apenas uma das iniciativas do programa de divulgação científica do Serrapilheira. Teremos outras oportunidades no futuro, com diferentes mecanismos de seleção.

 

A aprovação para participar do evento do Camp significa que terei um projeto apoiado pelo Serrapilheira?

Não necessariamente. A chamada pública é o caminho para seleção dos participantes do Camp. Ao participar do programa, você fará parte de um grupo que será convidado a apresentar projetos para o instituto, que depois de avaliação (ver detalhes, acima) poderá apoiá-los.

 

Para quem é esta Chamada?

Encorajamos a participação de iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência e que busquem formar pessoas capazes de analisar evidências e compreender o método científico. São desejadas iniciativas que não se enquadrem no sentido clássico de divulgação científica, que abordem a maneira como a ciência funciona, constrói suas explicações, as verifica em sua validade e veracidade. Também são bem-vindas iniciativas artísticas e multidisciplinares.

 

É necessário ser cientista para participar?

Não.

 

Sou cientista, mas nunca me envolvi em iniciativas de divulgação científica. Posso me inscrever?

Não. É necessário ter experiência em divulgação.

 

Sou cientista e tenho um projeto de pesquisa apoiado pelo Serrapilheira. Posso me inscrever?


Sim, desde que tenha experiência prévia em divulgação.

 

Não faço parte de uma organização formal, mas organizo uma comunidade online de divulgadores que tem mais de 5 mil seguidores. Posso participar?

Sim. Experiências de criação e manutenção de comunidades organizadas em torno de temas científicos são desejadas. É necessário dar evidências do envolvimento no projeto e outros registros de atividade.

 

Ainda estou na graduação, mas trabalho há um ano coordenando um projeto que estimula a participação de mulheres nas ciências e tecnologia. Posso participar?

Sim. Experiências como essas são desejadas. As propostas serão analisadas por sua qualidade, originalidade e solidez.

 

 

Em caso de dúvidas, escreva para divulgacaocientifica@serrapilheira.org

 

 

 

SIM, VOCÊ PODE COPIAR O NOSSO CONTEÚDO! BASTA NOS DAR O CRÉDITO!  USO NÃO COMERCIAL.