Prazo até 26/10/2018
O Prêmio Brasil Ambiental é voltado para estimular ações e reconhecer o mérito de projetos de preservação do meio ambiente e de práticas socioambientalmente responsáveis implementadas por empresas com atuação no Brasil. E, há 14 anos vem reconhecendo e fomentando ações de sustentabilidade
Sempre engajada com o meio ambiente e o desenvolvimento das sociedades, a AmCham Rio reconhece, desde 2005, as organizações com melhores práticas em sustentabilidade.
Ao longo dessa história são mais de 66 projetos e 41 empresas premiadas. São destaques as organizações que corroboram com o compromisso do setor privado quanto à preservação do meio ambiente e são agentes de transformação para mudança cultural, influenciando positivamente o comportamento das pessoas. Veja aqui as empresas que fizeram a sua parte para um planeta melhor e, assim, tornaram-se referência em sustentabilidade.
Além da premiação, a 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental trará uma conferência sobre inovação em sustentabilidade, que abordará novas tecnologias, smart cities, economia circular, mobilidade urbana, entre outros temas importantes.
CATEGORIAS:
Cada projeto deverá concorrer em apenas uma das categorias abaixo, considerando seu foco prioritário:
ÁGUA:
- Otimização de processos para a redução da demanda;
- Tratamento de águas residuais e efluentes;
- Redução de perdas;
- Reuso;
- Controle de poluição.
ECOSSISTEMAS:
- Gestão e manejo de áreas de proteção e de uso sustentável;
- Recuperação de áreas degradadas;
- Conservação ou preservação de espécies da flora e da fauna silvestres.
EMISSÕES ATMOSFÉRICAS:
- Inventários de emissões;
- Programas de neutralização de carbono;
- Redução de emissão de gases de efeito estufa.
EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL:
- Categoria exclusiva para startups e pequenas empresas cujo core business (natureza do negócio) é apresentar novas soluções tecnológicas e/ou processuais em atividades relacionadas à água, emissões atmosféricas, ecossistemas e responsabilidade socioambiental.
INOVAÇÃO:
- Novas tecnologias ou soluções inovadoras visando à sustentabilidade;
- Inovação em processos produtivos considerando a variável ambiental.
RESÍDUOS SÓLIDOS:
- Redução, reuso e reciclagem;
- Logística reversa.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:
- Projetos de educação ambiental que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades ou setores destas;
- Projetos que contribuam para a implantação e fortalecimento das Agendas 21 locais;
- Projetos sustentáveis, fundamentados nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, que prestigiem a geração de renda, a inclusão social na participação da estruturação e gestão do projeto, bem como a preservação do meio ambiente.
PREMIAÇÃO:
Serão premiados 7 (sete) projetos, um em cada categoria. Os vencedores receberão troféu e diploma na cerimônia de premiação, quando serão anunciados os vencedores.
Os trabalhos vencedores serão objeto de reportagem na revista Brazilian Business e também serão divulgados no hotsite do Prêmio Brasil Ambiental, no site da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro e na imprensa especializada, dentro das possibilidades de cada veículo.
Os vencedores da 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental serão anunciados durante a cerimônia de premiação, prevista para novembro de 2018.
ELEGIBILIDADE:
Projetos empresariais já concluídos ou em fase final de implementação, ou em parceria com outras companhias, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais.
Não serão aceitos projetos de ONGs ou de instituições sem fins lucrativos, que não estejam diretamente vinculados a uma ou mais empresas.
Os projetos deverão ser inscritos, obrigatoriamente, em nome da empresa.
Na hipótese de um projeto ter sido desenvolvido por mais de uma empresa, o mesmo poderá ser inscrito por qualquer uma das coparticipantes, desde que o proponente assuma a responsabilidade em nome dos demais.
INSCRIÇÕES:
Online pelo site PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL
Para mais informações, visite: PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL