Prazo até 28/10/2018

O Ministério do Meio Ambiente está selecionando organizações da sociedade civil para integrar o  Comitê Nacional de Zonas Úmidas

As zonas úmidas são áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marítima com menos de seis metros de profundidade na maré baixa.

Por que proteger as zonas úmidas?

As zonas úmidas fornecem serviços ecológicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, essas áreas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo, ainda, papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo.

Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas, rurais e urbanas.

ELEGIBILIDADE:

Para o preenchimento das vagas da sociedade civil, serão selecionadas somente organizações da sociedade civil – OSC brasileiras, formalmente constituídas e que estejam cadastradas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas – CNEA.

As OSCs deverão apresentar comprovação de que possuem objetivo, finalidade, ou histórico de atuação e planejamento de ações relacionados à conservação de áreas úmidas brasileiras ou que seus objetivos sejam aderentes a pelo menos uma das atribuições do CNZU e à missão da Convenção Ramsar

Será selecionada uma OSC de cada uma das seguintes regiões geográficas do país:

Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Cada OSC poderá se candidatar para somente uma região geográfica.

O mandato das OSCs será de 3 (três) anos a partir da data de publicação da portaria de designação dos representantes eleitos.

INSCRIÇÕES:

Baixe o formulário AQUI, preencha-o e envie para o endereço eletrônico cnzu@mma.gov.br.

Para mais informações, visite MMA

 

SIM, VOCÊ PODE COPIAR O NOSSO CONTEÚDO! BASTA NOS DAR O CRÉDITO!  USO NÃO COMERCIAL.