O QUE UM PROJETO DEVE CONTER:

 

Por Dr. José Carlos Soares

 

Todo projeto nasce para morrer, ou seja, o projeto existe para solução de um problema, mas isso não significa que ele não possa ter continuidade ou que não possa ser desdobrado em outro novo projeto.

Aqui segue dicas básicas do que deve conter um projeto.

  • Título: deve expressar uma ideia clara da proposta apresentada.
  •   Descrição: deve conter o maior número de dados relevantes para o entendimento claro da proposta. Ex: Local de realização, programação, suas etapas, público-alvo, responsáveis.
  • Justificativa: deve apresentar um diagnóstico que reúna elementos capazes de enfatizar a relevância do projeto e as razões que levam o proponente a acreditar na solução do problema que o projeto busca resolver e a mudança que irá proporcionar.
  • Objetivos: deve especificar aqui o que se quer atingir a partir da realização do projeto. Descrever o objetivo geral e os específicos.
  • Metodologia: deve especificar como o projeto vai alcançar seus objetivos, incluindo estratégias e técnicas empregadas.
  • Cronograma: deve definir o prazo para as etapas de realização do projeto.
  • Orçamento: deve descrever a previsão de gastos que o projeto terá. Resumos financeiros do projeto, indicando quanto e como será gasto para sua realização
  •  Indicadores: devem mostrar claramente se as metas a serem alcançadas, além de indicar se a estratégia escolhida foi a mais indicada para o projeto.

 

Sucesso!

 

Dr. José Carlos Soares, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu- e Pós-Graduado em Aspectos Sócio Econômicos da América Latina e o Mercosul pela UNISO – Universidade de Sorocaba. Advogado Militante há 28 anos, Especializado em Direito do Terceiro Setor. Ocupou o Cargo de Vice-Presidente da Comissão do Terceiro Setor da 24ª Subsecção da OAB de Sorocaba/SP. Ministra Cursos e Palestras sobre os Seguintes Temas: Captação de Recursos, Fundação e Legalização de ONG e OSC, Voluntariado, Elaboração de Projetos, Responsabilidade Social Empresarial, Gestão, Aspectos Trabalhistas para Terceiros Setor. Autor do Manual “Como Fundar Uma ONG Passo a Passo”. E-mail: terceirosetorlegal@gmail.com .