E A SUA GESTÃO ORGANIZACIONAL, COMO VAI?
Você poderá me responder vai muito bem, obrigado. Será?
A gestão de OSC (Organização da Sociedade Civil) como não poderia ser diferente, é um fator de fundamental importância, pois dela depende o fortalecimento da atuação e até mesmo a sobrevivência da OSC, sendo que uma gestão bem estruturada resultará na conquista da tão sonhada sustentabilidade para a sua entidade.
Dois aspectos fundamentais devem ser cuidadosamente observados:
1º-) Como sua Entidade é percebida externamente: saber qual é a imagem que as pessoas têm de sua OSC, é essencial, pois se a OSC, não é conhecida jamais será reconhecida. Portanto, sua causa por mais relevante que seja, dificilmente receberá o apoio externo para a consecução de seus objetivos, resultando na situação por você conhecida ou até mesmo vivida, ou seja, a imensa dificuldade de se manter em funcionamento.
2º-) Controlar e Organizar em seus aspectos internos: parece absurdo abordar esse aspecto (o controle interno da OSC), mas acredite tem muitos dirigentes e funcionários de OSC que:
– Desconhecem o que prevê o Estatuto da sua OSC
– Não tem um portfólio das atividades que já realizou e seus resultados
– Nunca executou o Planejamento estratégico ou Canvas, ou mesmo nunca os fez.
Enfim a sua gestão se iguala a uma montanha russa, vive de sobressaltos, de altos e baixos, acredita que mesmo nada estando organizado conseguirá atrair “investidores” para sua Causa, dado que a mesma é “nobre”. Ledo engano.
A OSC tem que ser eficiente, valorizar sua “Marca”, demonstrar a relevância de seu trabalho para a sociedade, deve gerir seus recursos objetivando alcançar sua sustentabilidade financeira.
Esteja atento:
– Outro fator de extrema relevância é de como você se relaciona com seus Stakeholders (público estratégico interno e externo), já que eles serão decisivos para atuação e sucesso de sua OSC.
– O seu público interno é tão importante quanto o seu público externo, portanto, analise e ofereça a oportunidade dele se reciclar, busque oferecer uma remuneração compatível ao cargo ocupado, caso contrário certamente perderá os seus melhores colaboradores. Como gestor a busca pelo equilíbrio entre a receita e as despesas, passa pelo uso eficiente dos recursos, fator que determinará a vida, a sobrevida ou até a morte da OSC.
Então o que fazer?
Não existe uma receita de bolo infalível, mas com toda certeza tem alguns aspectos fundamentais os quais sendo bem executados trarão um novo rumo à gestão.
Tomo a liberdade de apontar algumas atitudes as quais certamente irão lhe ajudar:
– Elabore e coloque em prática junto com sua equipe um bom Planejamento Estratégico, faça um Canvas. O navio segue a carta náutica, o avião o plano de voo, e você tem essas ferramentas poderosas que irá lhe conduzir ao rumo certo, então use-as.
– Trabalhe a imagem da sua OSC, comunique seus feitos, mostre sua grandiosa missão, construa relacionamentos fortes, mais uma vez fique atento aos seus Stakeholders.
– Seja mais eficiente e eficaz em sua atuação.
– Cuide da gestão interna de sua OSC.
– Equilibre seus gastos com a sua receita.
– Não dependa de uma única fonte de recursos, pois se ela secar sua OSC certamente fechará as portas e seu sonho cairá por terra.
– Use a expertise conquistada com anos de trabalho, faça dela uma fonte de renda, promovendo cursos, consultorias, assessorias, busque parceiros.
– Organize bazares, busque parcerias, crie produtos, se possuir um espaço ocioso, alugue-o isso lhe terá uma fonte de renda extra.
– Busque fontes de financiamento, público ou privado, doações, use a as mídias sociais, cria programas de geração de renda, busque o apoio das fundações nacionais e internacionais públicas ou privadas, crie um excelente projeto e participe dos editais.
Seja Criativo!
Ressalto finalmente que o assunto gestão é extenso e seria pretensão de nossa parte querer esgotar o assunto neste pequeno espaço. Contudo, espero que este post possa contribuir de alguma forma para o seu crescimento e para o seu sucesso e de sua OSC.
Sucesso a todos!
Crédito da Imagem: ar130405 por Pixabay