COMO UTILIZAR A ANÁLISE SWOT PARA TURBINA A GESTÃO DA SUA OSC (ONG).

 

Por Dr. José Carlos Soares

 

A matriz Swot é uma ferramenta de gestão que facilita as tomadas de decisões e deve ser utilizada por sua OSC (ONG).

Mais afinal o que quer dizer SWOT?

É a sigla em inglês utilizada para as seguintes palavras:

 

Também se utiliza a sigla FOFA.

 

A aplicação dessa ferramenta dá aos dirigentes uma visão geral do cenário da Organização, e serve de base para a melhoria da gestão e elaboração de um planejamento estratégico.

 

 

Como mostra o gráfico temos dois aspectos de nossa Organização que devemos analisar: Interno – Externo, já que, é de fundamental importância olhar para dentro de nossa organização, mas sem perder a visão do ambiente externo.

Vamos dar um exemplo naturalmente fictício, do uso da ferramenta, assim fica mais fácil de entende-la.

Entidade XPTO:

Ambiente interno:

 Força- Longo tempo de atividade; Estrutura organizacional bem definida; número de funcionários/voluntários suficientes para atender a demanda, transparência das ações.

Fraqueza- Estrutura física limitada; restrições orçamentárias; inexistência de um departamento de captação de recursos

 

Ambiente Externo

 Oportunidades- Parcerias com a Administração Pública; Patrocinadores; Legislação que ampara a causa, Editais Privados; transparência das ações.

Ameaças- Competição por recursos financeiros; competição por voluntários; dependência por recursos financeiros de terceiros para sua sustentabilidade; grande número de pessoas em estado de vulnerabilidade que buscam a organização.

Com uma visão de suas forças e fraquezas oportunidades e ameaças, os dirigentes da organização XPTO, saberão tomar as decisões de forma muito mais assertiva.

Como visto essa ferramenta estratégica orienta os dirigentes na busca de seus objetivos e na concretização de suas metas.

Lembre-se Sempre:

A Tomada de Decisão É O Que Nos Move.

 

Sucesso a todos!

Dr. José Carlos Soares, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu- e Pós-Graduado em Aspectos Sócio Econômicos da América Latina e o Mercosul pela UNISO – Universidade de Sorocaba. Advogado Militante há 28 anos, Especializado em Direito do Terceiro Setor. Ocupou o Cargo de Vice-Presidente da Comissão do Terceiro Setor da 24ª Subsecção da OAB de Sorocaba/SP. Ministra Cursos e Palestras sobre os Seguintes Temas: Captação de Recursos, Fundação e Legalização de ONG e OSC, Voluntariado, Elaboração de Projetos, Responsabilidade Social Empresarial, Gestão, Aspectos Trabalhistas para Terceiros Setor. Autor do Manual “Como Fundar Uma ONG Passo a Passo”. E-mail: terceirosetorlegal@gmail.com .

Crédito da Imagem:  EQUIPE CAPTE-ME