Prazo até 09/08/2019

O Instituto 3M em parceria com a AlfaSol, gestora do Programa Universidade Solidária (UniSol), convida os estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento, em todo o território brasileiro, a apresentarem projetos sob a temática “Tecnologia Social”, conforme diretrizes do 8º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários.

O Prêmio busca reconhecer e apoiar tecnicamente a implementação de um projeto com foco no pilar da Tecnologia Social, com estímulo ao desenvolvimento tecnológico e na busca por soluções às problemáticas da sociedade.

Objetivos principais:

  • Apoiar o empreendedorismo de estudantes, viabilizando a implementação de soluções replicáveis e de baixo custo que promovam o desenvolvimento de tecnologias sociais.
  • Disseminar ações e projetos que desenvolvam tecnologias sociais inovadoras nas IES, a partir do protagonismo dos estudantes e da interação com professores e com a sociedade.

Como parâmetro para apresentação das propostas, os estudantes proponentes devem considerar preferencialmente as três áreas temáticas descritas a seguir:

  • Meio ambiente – preservação e regeneração de ecossistemas necessários à manutenção da vida humana saudável; gestão de recursos hídricos como tratamento, abastecimento, distribuição e uso racional; soluções, preferencialmente sustentáveis, para controle e redução de perdas de água, reúso de efluentes e aproveitamento de águas pluviais; gestão de resíduos sólidos (tratamento do lixo).
  • Inclusão social – acessibilidade aos portadores de deficiência nos serviços e espaços públicos; ferramentas para reabilitação da pessoa com deficiência; inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho; qualificação de competências, promoção de acessibilidade e apoio; desenvolvimento, escolarização, profissionalização e apoio para inserção no mercado de trabalho.
  • Geração de trabalho e renda – condições para o desenvolvimento de produtos e serviços que promovam a autonomia econômica de grupos mais excluídos da sociedade; fomento do empreendedorismo na geração de pequenos negócios.

PROJETOS:

  • As propostas devem privilegiar o desenvolvimento de tecnologias sociais, cujo produto ou serviço gerado apresentem soluções às necessidades tecnológicas, sociais, ambientais ou econômicas de um determinado grupo de pessoas, comunidade ou região.
  • As ações devem prever 12 (doze) meses de execução diretamente realizados pelo estudante ou grupo de estudantes, sob acompanhamento de um professor(a) orientador(a) com vínculo efetivo.
  • Devem, ainda, obrigatoriamente apresentar um professor(a) orientador especialista no tema a ser desenvolvido na proposta.
  • Descrever os fundamentos teóricos, que embasem a tecnologia social gerada e apresentar evidências que comprovam a validação da mesma.
  • Todos os projetos deverão apresentar os resultados tangíveis ao final de 12 (doze) meses de execução.

 

ELEGIBILIDADE:

  • Pessoas físicas habilitadas à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5.º, do Código Civil Brasileiro, sem limitação de idade, residentes no território brasileiro, e que sejam estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Não existe restrição quanto ao tipo de curso ou período cursado.
  • Em caso de equipe de estudantes, o grupo deve eleger um integrante responsável pelas informações do projeto. O estudante proponente é responsável, ainda, pelo envio do projeto e será o contato com a organização do Prêmio.
  • Os projetos deverão contar com a orientação de um docente em exercício da mesma Instituição que o estudante proponente está matriculado. Um mesmo professor poderá orientar mais de um projeto.
  • Os participantes vencedores ou finalistas de edições anteriores do Prêmio podem reinscrever seus projetos, desde que apresentem informações tangíveis de continuidade ou nova etapa, ou ainda, podem inscrever-se com novos projetos.

 

INSCRIÇÃO:

Online, disponível exclusivamente pelo site => https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAN__h7s2CpUQU43UzlTQUFBSEZYTEdSS09HMjM4M1NBWS4u

 

Para mais informações consulte o regulamento => https://6eec83c0-b703-0133-470e-705681baa5c1.s3.amazonaws.com/blog_post_imagem_thumbnail/2019-regulamento-premio-3m.pdf

 


IMPORTANTE: A CAPTE-ME É APENAS UM VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO TERCEIRO SETOR, PORTANTO, INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DE COMO SE INSCREVER NOS EDITAIS, CURSOS, ETC. DEVERÃO SER OBTIDAS DIRETAMENTE COM OS FINANCIADORES E/OU ORGANIZADORES DOS EVENTOS DIVULGADOS.

 

 

 

SIM, VOCÊ PODE COPIAR O NOSSO CONTEÚDO!
BASTA NOS DAR O CRÉDITO!  USO NÃO COMERCIAL.