DEVO INVESTIR EM TELEMARKETING?
Tenho recebido muitas perguntas se, seria, bom ou ruim investir em telemarketing.
Realmente o uso do telemarketing divide os dirigentes das Entidades, pois para alguns é uma fonte de renda, no entanto, para outros o entendimento é de que ficar ligando para as pessoas buscando a sua doação é uma forma desagradável e ainda a imagem da organização pode ficar arranhada.
A nossa opinião é de que se a pessoa de alguma forma demonstrar interesse em colaborar com a Entidade por se simpatizar com a causa, o telemarketing pode ser útil, já que há uma predisposição em conhecer e colaborar com a Organização.
Mas também entendo que ligar aleatoriamente pedindo doação além de ser agressivo pode realmente desgastar a imagem da instituição. Afinal, quem nunca recebeu uma ligação de um telemarketing, sem ter solicitado, e o pior pedindo ajuda para uma organização que você nem conhece e que sequer é de sua cidade.
Outro ponto a ser analisado qual será a percentagem que ficará para a empresa de telemarketing, já que, em muitos casos essa percentagem pode ser alta, e, quando isso acontece a tese de que o telemarketing seria uma fonte de renda para a sua organização fica prejudicada.
Entendo que a empresa de telemarketing tem todas as suas despesas, e que não são poucas, mas o bom senso e o equilíbrio sempre são válidos.
Também constatamos que muitas Entidades desenvolvem o seu “próprio telemarketing”, neste caso o fundamental é ter pessoas preparadas para o contato com o interessado em se tornar um doador, pois para quem quer doar a pessoa que faz o contato representa a própria Entidade, então tem que haver um treinamento adequado para aquele que irá ser o seu interlocutor. Essa regra também é válida quando se contrata uma empresa de Marketing, afinal de igual forma ela representa a sua Entidade.
Mas, algumas questões ficam em aberto:
Como será desenvolvido o trabalho de telemarketing?
Quanto isto irá lhe custar?
Quem irá executar esse trabalho?
Será uma empresa contratada ou a própria Entidade quem desenvolverá essa missão?
Sucesso.
Forte Abraço!
Crédito da Imagem: ElasticComputeFarm por Pixabay