Como usar o “Pitch” para conquistar apoiadores e investidores para a sua Organização.

Por Dr. José Carlos Soares

 

Afinal, o que é um Pitch?

Pitch é aquela famosa apresentação de poucos minutos, em média entre 3 a 5 minutos que você faz para conquistar apoiadores e/ou investidores para sua causa.

O maior desafio:

O tempo, muito limitado que você terá para fazer a apresentação.
O pitch exige que tudo seja dito em alguns minutos – e de forma muito convincente.

O “Pulo do Gato”, é condensar o que for mais importante em relação ao que se quer “vender” e de maneira a capturar a atenção do(s) ouvinte(s).
Nesse curto espaço de tempo seu objetivo será despertar o interesse do apoiador e/ou investidor para que você consiga marcar uma reunião e assim conquistar mais tempo para apresentar a sua “proposta”.

Conte uma história:

Toda organização nasce para resolver um tipo de carência. Conte que carência é esta, e qual a sua solução, começando do macro para o micro.

O bom pitch é aquele que engaja e faz o interlocutor entrar na história logo no começo.

Entenda o que a sua organização faz, e qual a mudança social que ela propicia.

Precisa ter todo o caminho estratégico de crescimento na cabeça:

Em vez de falar que a sua ONG cuida de crianças carentes você poderá falar-

“Trabalhamos hoje, transformando vidas, formando cidadãos para o amanhã”.

Network (Dica Bônus):

Pode ocorrer que aquele “investidor Social”, não simpatize com a sua causa, mas, ele tem conhecimentos e networking que podem lhe ajudar.

Importante:

Não tenha medo de pedir orientações ou indicações.

Prepare-se:

Passe as informações básicas da sua organização, conte rapidamente a trajetória da sua Organização e principalmente fale sobre os pontos fortes e qual é o diferencial da sua entidade na defesa da Causa.

Sucesso.

Forte Abraço!

 

Dr. José Carlos Soares, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu- e Pós-Graduado em Aspectos Sócio Econômicos da América Latina e o Mercosul pela UNISO – Universidade de Sorocaba. Advogado Militante há 28 anos, Especializado em Direito do Terceiro Setor. Ocupou o Cargo de Vice-Presidente da Comissão do Terceiro Setor da 24ª Subsecção da OAB de Sorocaba/SP. Ministra Cursos e Palestras sobre os Seguintes Temas: Captação de Recursos, Fundação e Legalização de ONG e OSC, Voluntariado, Elaboração de Projetos, Responsabilidade Social Empresarial, Gestão, Aspectos Trabalhistas para Terceiros Setor. Autor do Manual “Como Fundar Uma ONG Passo a Passo”. E-mail: terceirosetorlegal@gmail.com .

Crédito da Imagem:  Phillip Kofler por Pixabay