Definição de Metas Para sua Organização 

Por Dr. José Carlos Soares

 

Tenho observado que os Dirigentes das Organizações não têm como hábito estabelecer metas, e o motivo que detectei são:

  • Entendem que uma Organização Social não precisa estabelecer metas;
  • Têm receio de assumir compromissos
  • Quando faz algum tipo de planejamento com estabelecimento de metas falta disciplina na execução;
  • E o mais comum – Quando quer estabelecer metas não encontra a ferramenta certa ou tenta utilizar ferramenta complicadas e de difícil execução e aí desistem.

Definir metas para a Organização é como utilizar uma bussola a qual irá apontar o caminho para o fortalecimento e crescimento da Organização.

Na definição de metas temos- O Objetivo, os Indicadores e a Meta.

Vale aqui destacar que esses “itens” complementares e não tem o mesmo significado, para uma melhor compreensão vamos exemplifica-los:

  • Objetivo – Aumentar a Mobilização de Recursos
  • Indicador– Recursos financeiros? Recursos humanos? Recursos Materiais?
  • Meta- Financeiros- Aumentar em 15% a arrecadação financeira (novos associados, promoção de eventos, etc.)

Recursos Humanos: Aumentar o número de funcionários da Organização que atuam no telemarketing.

Recursos Materiais: Buscar parceiros (Padarias/Supermercados) que forneçam os ingredientes, para eventos: Noite da Pizza, Jantares, Almoços etc.

Não se deve estabelecer muitas metas de uma única vez, (estabeleça de duas a quatro metas, no máxio), pois assim, poderá ser concentrada toda força e energia da equipe da Organização, na concretização das metas.

Para que se avalie a viabilidade da meta aconselho a utilização da ferramenta Meta SMART.

Mas, o que são Metas SMART?

As metas SMART são uma ferramenta que auxilia na definição de metas

Quando se traça metas, a organização tem de forma clara quais os objetivos que quer alcançar e onde ela pretende chegar.

Etapas da Meta SMART

S pecific (específica)-  A Meta tem que ser clara, determinada – Ex: Aumento na mobilização de Recursos.

M easurable (mensurável) – Se não mensurar não há como saber se a Meta está ou será cumprida-  EX- Aumentar em 15% a arrecadação financeira.

A chievable (alcançável) – Deve se analisar se se é possível atingir aquela Meta de aumentar em 15% a arrecadação financeira.

R elevant (relevante) – tem que ter relevância para Organização. No exemplo aqui apontado, aumentar os recursos Financeiros 15% para buscar a sustentabilidade da Organização.

T ime (tempo) Prazo para que se atinja a meta. No nosso exemplo vamos estabelecer o prazo de 1 ano.

A utilização da Ferramenta

Quando se inicia um trabalho utilizando uma ferramenta, como a aqui apontada naturalmente surgem algumas dificuldades, as quais no curso do processo devem sempre anotadas para que busque saná-las, para não se tenha que enfrentá-las novamente, quando forem traçadas novas metas.

O Segredo para se atingir as Metas

Quando da definição da (s) Meta (s) deve ser analisada qual a relevância para Organização em ter esta (s) Meta (s). No exemplo aqui trazido, a sustentabilidade como é de conhecimento de todos é vital para a sobrevivência da Organização.

Outro fator importante é que a busca em aumentar a arrecadação financeira em 15%, deve ser o resultado de uma pesquisa junto aos registros contábeis e nos levantamentos financeiros da organização e não pode ser o resultado do  achismo, um chute dos dirigentes.

Motive a sua Equipe

Um dos fatores de vital importância quando se vai definir as Metas, é que toda equipe arquitete as Metas, “comprem a ideia”, participe ativamente na construção das Metas, assim todos estarão engajados e comprometidos com a concretização das Metas.

Para tanto reúna sua equipe, explique o motivo da busca pelas metas, ouça as opiniões, esteja aberto a mudança caso algum membro da equipe traga uma ideia nova, um novo olhar, que irá ajudar na realização das Metas.

Agindo assim os Dirigentes estarão treinando a capacidade de planejamento e gerenciamento de sua equipe.

E Lembre-se

“O ser humano possui cinco desejos Fundamentais:

  • Ser Reconhecido
  • Ser Amado
  • Ser Elogiado
  • Ser Útil
  • Ser Livre

Do Livro- Educação da Vida- Autor Professor Massaharu Taniguchi

Sucesso a todos.

Dr. José Carlos Soares, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu- e Pós-Graduado em Aspectos Sócio Econômicos da América Latina e o Mercosul pela UNISO – Universidade de Sorocaba. Advogado Militante há 28 anos, Especializado em Direito do Terceiro Setor. Ocupou o Cargo de Vice-Presidente da Comissão do Terceiro Setor da 24ª Subsecção da OAB de Sorocaba/SP. Ministra Cursos e Palestras sobre os Seguintes Temas: Captação de Recursos, Fundação e Legalização de ONG e OSC, Voluntariado, Elaboração de Projetos, Responsabilidade Social Empresarial, Gestão, Aspectos Trabalhistas para Terceiros Setor. Autor do Manual “Como Fundar Uma ONG Passo a Passo”. E-mail: terceirosetorlegal@gmail.com .

Crédito da Imagem:  Steve Buissinne por Pixabay