Definição de Metas Para sua Organização
Tenho observado que os Dirigentes das Organizações não têm como hábito estabelecer metas, e o motivo que detectei são:
- Entendem que uma Organização Social não precisa estabelecer metas;
- Têm receio de assumir compromissos
- Quando faz algum tipo de planejamento com estabelecimento de metas falta disciplina na execução;
- E o mais comum – Quando quer estabelecer metas não encontra a ferramenta certa ou tenta utilizar ferramenta complicadas e de difícil execução e aí desistem.
Definir metas para a Organização é como utilizar uma bussola a qual irá apontar o caminho para o fortalecimento e crescimento da Organização.
Na definição de metas temos- O Objetivo, os Indicadores e a Meta.
Vale aqui destacar que esses “itens” complementares e não tem o mesmo significado, para uma melhor compreensão vamos exemplifica-los:
- Objetivo – Aumentar a Mobilização de Recursos
- Indicador– Recursos financeiros? Recursos humanos? Recursos Materiais?
- Meta- Financeiros- Aumentar em 15% a arrecadação financeira (novos associados, promoção de eventos, etc.)
Recursos Humanos: Aumentar o número de funcionários da Organização que atuam no telemarketing.
Recursos Materiais: Buscar parceiros (Padarias/Supermercados) que forneçam os ingredientes, para eventos: Noite da Pizza, Jantares, Almoços etc.
Não se deve estabelecer muitas metas de uma única vez, (estabeleça de duas a quatro metas, no máxio), pois assim, poderá ser concentrada toda força e energia da equipe da Organização, na concretização das metas.
Para que se avalie a viabilidade da meta aconselho a utilização da ferramenta Meta SMART.
Mas, o que são Metas SMART?
As metas SMART são uma ferramenta que auxilia na definição de metas
Quando se traça metas, a organização tem de forma clara quais os objetivos que quer alcançar e onde ela pretende chegar.
Etapas da Meta SMART
S pecific (específica)- A Meta tem que ser clara, determinada – Ex: Aumento na mobilização de Recursos.
M easurable (mensurável) – Se não mensurar não há como saber se a Meta está ou será cumprida- EX- Aumentar em 15% a arrecadação financeira.
A chievable (alcançável) – Deve se analisar se se é possível atingir aquela Meta de aumentar em 15% a arrecadação financeira.
R elevant (relevante) – tem que ter relevância para Organização. No exemplo aqui apontado, aumentar os recursos Financeiros 15% para buscar a sustentabilidade da Organização.
T ime (tempo) Prazo para que se atinja a meta. No nosso exemplo vamos estabelecer o prazo de 1 ano.
A utilização da Ferramenta
Quando se inicia um trabalho utilizando uma ferramenta, como a aqui apontada naturalmente surgem algumas dificuldades, as quais no curso do processo devem sempre anotadas para que busque saná-las, para não se tenha que enfrentá-las novamente, quando forem traçadas novas metas.
O Segredo para se atingir as Metas
Quando da definição da (s) Meta (s) deve ser analisada qual a relevância para Organização em ter esta (s) Meta (s). No exemplo aqui trazido, a sustentabilidade como é de conhecimento de todos é vital para a sobrevivência da Organização.
Outro fator importante é que a busca em aumentar a arrecadação financeira em 15%, deve ser o resultado de uma pesquisa junto aos registros contábeis e nos levantamentos financeiros da organização e não pode ser o resultado do achismo, um chute dos dirigentes.
Motive a sua Equipe
Um dos fatores de vital importância quando se vai definir as Metas, é que toda equipe arquitete as Metas, “comprem a ideia”, participe ativamente na construção das Metas, assim todos estarão engajados e comprometidos com a concretização das Metas.
Para tanto reúna sua equipe, explique o motivo da busca pelas metas, ouça as opiniões, esteja aberto a mudança caso algum membro da equipe traga uma ideia nova, um novo olhar, que irá ajudar na realização das Metas.
Agindo assim os Dirigentes estarão treinando a capacidade de planejamento e gerenciamento de sua equipe.
E Lembre-se
“O ser humano possui cinco desejos Fundamentais:
- Ser Reconhecido
- Ser Amado
- Ser Elogiado
- Ser Útil
- Ser Livre
Do Livro- Educação da Vida- Autor Professor Massaharu Taniguchi
Sucesso a todos.
Crédito da Imagem: Steve Buissinne por Pixabay