Prazo até 31/01/2020

Os organizadores da Campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos, em parceria com a Moeda Seeds Bank, lançam o edital: Inovar para mudar: a autonomia das mulheres rurais e sua contribuição para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar.

O concurso tem por objetivo destacar soluções empreendidas por mulheres e dar visibilidade às atuais conquistas e aos futuros desafios que elas enfrentam para reduzir a pobreza rural e garantir a segurança alimentar e nutricional. Serão levados em conta os empreendimentos liderados por mulheres rurais, pescadoras artesanais, indígenas e afrodescendentes.

A convocatória busca selecionar atividades individuais ou coletivas inovadoras voltadas para a autonomia econômica das mulheres rurais e que tenham contribuído para melhorar a qualidade de vida e o atendimento às necessidades humanas fundamentais das mulheres e de suas comunidades.

As iniciativas devem focar-se na igualdade de oportunidades dentro da perspectiva de um desenvolvimento menos desigual e ambientalmente saudável.

O edital também identificará e difundirá experiências e conhecimentos sobre o poder transformador das mulheres rurais, pescadoras artesanais, indígenas e afrodescendentes, suas contribuições para os desafios colocados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e oportunidades que se apresentam com o Decênio da Agricultura Familiar para a ressignificação do papel das mulheres na Agricultura Familiar e no Desenvolvimento Rural.

 

TEMAS PRIORITÁRIOS:

O fio condutor da convocatória é a autonomia econômica das mulheres rurais a partir de empreendimentos que fortaleçam os sistemas alimentares locais e que contribuam para a geração de renda, cuidado com a biodiversidade e fomento ao desenvolvimento rural sustentável.

As experiências sobre a autonomia econômica das mulheres rurais poderão estar relacionadas tanto com a produção (produtos tradicionais, insumos, agroecológicos, entre outros) como com os serviços (comércio, distribuição, industrialização, turismo rural, entre outros).

Ainda que o termo ‘mulheres rurais’ refira-se, em geral, a todas as mulheres que vivem em áreas rurais, a convocatória quer dar ênfase às mulheres agricultoras, pescadoras, indígenas e afrodescendentes, considerando a invisibilidade, vulnerabilidade e especificidades destas categorias.




 

VALORES:

A experiência vencedora receberá como prêmio uma cesta de produtos Moeda equivalente a R$ 20.000,00 que consiste em:

1 – Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira do Produto;
2 – Assessoria em Marketing:

  • Desenvolvimento de fotos e vídeo do empreendimento;
  • Consultoria em redes sociais;
  • Desenvolvimento ou revisão de marca e rótulo;

3 – Participação com destaque no Marketplace Moeda.

Não será entregue prêmio em dinheiro, mas em produtos e serviços.

Adicionalmente serão entregues certificados de menção honrosa para empreendimentos selecionados em ambas categorias.

ELEGIBILIDADE:

Poderão se inscrever na convocatória empreendimentos individuais e/ou coletivos voltados para a autonomia econômica das mulheres rurais.Serão consideradas ‘experiências de mulheres rurais’ todo e qualquer produto e/ou serviço que promova o acesso equitativo a recursos produtivos, que busque a saúde o bem-estar social, que fomente comunidades sustentáveis e que contribua para a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento dos territórios, cuidado com a (agro)biodiversidade e redução da pobreza rural.

As experiências podem contar com o apoio de extensionistas e outros profissionais que prestem assistência técnica no meio rural.

Os organizadores da Campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos incentivam a participação das mulheres rurais nesta convocatória.

Não há limite para o número de experiências a serem inscritas, no entanto, apenas um produto ou serviço poderá ser premiado.

INSCRIÇÕES:

Para formalizar sua inscrição, as participantes e/ou suas organizações deverão preencher o formulário online disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCULG_pv7IH_SdXWBRUFUP8TfHGREuQNDTYfhc6JAAHwlxow/viewform.

As experiências devem ser apresentadas por escrito e acompanhadas de depoimentos como indicado no formulário.

Deverão ser enviadas fotografias da(s) mulher(es) autora(s), dos resultados de suas intervenções, do local de moradia e/ou de suas experiências/ empreendimentos.

Também poderão ser enviados vídeos sobre a(s) experiência(s) que ilustre(m) e complemente(m) as informações que constam no formulário.

Ainda que a Campanha tenha um caráter regional, esta convocatória é de âmbito nacional e, portanto, somente serão aceitas experiências de mulheres brasileiras.

 


IMPORTANTE: A CAPTE-ME É APENAS UM VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO TERCEIRO SETOR, PORTANTO, INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DE COMO SE INSCREVER NOS EDITAIS, CURSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS ETC. DEVERÃO SER OBTIDAS DIRETAMENTE COM OS FINANCIADORES E/OU ORGANIZADORES DOS EVENTOS DIVULGADOS.

 

 

SIM, VOCÊ PODE COPIAR O NOSSO CONTEÚDO!